#6 Próximos passos

Você completou os passos básicos da criptografia por e-mail com o GnuPG, tomando uma atitude contra a vigilância em massa. Toca aqui! Os próximos passos vão lhe ajudar a aproveitar o máximo do trabalho que você realizou hoje.

Junte-se ao movimento

Você acabou de dar um grande passo na proteção da sua privacidade online. Mas não é o bastante que cada pessoa aja sozinha. Para derrubar a vigilância em massa, precisamos construir um movimento pela autonomia e pela liberdade de todas as pessoas usuárias de computador. Junte-se à comunidade da Free Software Foundation para conhecer pessoas que pensam igual e que trabalham juntas por mudança:

 GNU Social  |   Mastodon  |  Twitter

Leia por quê o GNU Social e o Mastodon são melhores que o Twitter (em inglês)


Envolva amigos e amigas

Essa é o maior passo que você pode dar para promover a criptografia por e-mail.

Antes de fechar esse guia, use nossa página de compartilhamento para compor uma mensagem para alguns amigos e amigas pedindo que se juntem a você no uso de criptografia por e-mail. Lembre-se de incluir seu ID da chave pública do GnuPG para as pessoas poderem baixar sua chave facilmente.

Também é ótimo colocar a impressão digital da sua chave pública na sua assinatura para que as pessoas com quem você se corresponde saibam que você aceita e-mails cifrados.

Recomendamos que você vá até um passo além e coloque nos seus perfis de redes sociais, no blog, website e cartão de visita. (na Free Software Foundation, colocamos as nossas na nossa página de equipe.) Precisamos levar nossa cultura ao ponto em que sentimos que algo está faltando quando vemos um endereço de e-mail sem uma impressão digital da chave pública.

Proteja mais da sua vida digital

Aprenda tecnologias resistentes à vigilância para mensagens instantâneas, armazenamento de arquivos em disco, compartilhamento online e outras atividades no Free Software Directory's Privacy Pack (em inglês) e no prism-break.org.

Se você está usando o Windows, o Mac OS ou algum outro sistema operacional proprietário, o maior passo que você pode dar de uma vez só é mudar para um sistema operacional livre como o GNU/Linux. Isso vai tornar muito mais difícil que um intruso invada seu computador através de backdoors. Confira as versões do GNU/Linux recomendadas pela Free Software Foundation.

Torne as ferramentas da Autodefesa no E-mail ainda melhores

Deixe feedback e sugira melhorias para esse guia. Nós aceitamos traduções, mas pedimos que você entre em contato conosco em campaigns@fsf.org antes de começar, para que possamos lhe conectar com outras pessoas trabalhando em uma tradução para sua língua.

Você também pode colaborar facilmente com a tradução do Enigmail para português, através da plataforma Babelzilla: Enigmail / Portuguese (Brazil)

Se você gosta de programar, pode contribuir com código pro GnuPG ou pro Enigmail.

Para ir ainda além, apoie a Free Software Foundation para que possamos promover o Autodefesa no E-mail com a maior força possível, e fazer outras ferramentas como essa.

Doe

Conheça também a FSFLA, organização irmã da FSF na América Latina.